segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

10 razões para não tirar suas cutículas


Tirar as cutículas faz parte da rotina da maioria das brasileiras, mas você sabia que nos outros países essa prática não é comum? Retirar as cutículas antes de passar esmalte pode causar diversos problemas para a saúde de suas unhas. Não acredita? Clique em "Leia mais" e veja então 10 motivos que vão fazer você pensar 2 vezes antes de pegar no alicate de novo!





1. As unhas ficam mais fortes e saudáveis

Parece mais um “blá blá blá” mas sim, as cuticulas são protetoras do organismo. Nossas mãos são partes bem contaminadas (mesmo quem lave e higienize as mãos o tempo todo!) imagina então se elas ficam com portinhas abertas para bactérias, vírus e fungos? Pois é, as cutículas viram verdadeiros portais para a entrada de doenças já que a pele tá ali, toda aberta mesmo se não estiver machucada. E, uma vez que as cutículas são cortadas, você está sim pronta para contrair doenças e mais: suas unhas ficam fracas. Fracas porque a matriz das unhas é traumatizada com os cortes e, cada vez, mais se enfraquecem e deixam as unhas frágeis e quebradiças.


2. A esmaltação é muito mais rápida

Vamos combinar que a parte mais demorada, e chata, é a hora de esperar amolecer a pele e cortar tudo…isso quando não há machucados, né? Pois quando você parar de tirar as cutículas e começa a tratá-las a esmaltação fica muito mais fácil e, consequentemente, mais rápida!


3. O acabamento da manicure fica impecável

E já que nada foi cortado (e machucado) o acabamento fica impecável, sem nenhum “desvio” ou aquela pele avermelhada. Como o contorno das cutículas permanece intacto, o esmalte ganha uma moldura natural e deixa qualquer esmalte ainda mais bonito.


4. A cutícula permanece fininha e suave…para sempre!

Umas das coisas que eu mais reclamava das minhas cutículas era o quando elas eram grossas. E isso é o sempre ouço de várias pessoas, reclamando da espessura. Eu era descrente disso até eu mesma ver em mim a “mágica acontecer”. As cutículas ficam/são grossas pois o organismo manda a pele se regenerar ali na região pois entende que houve um machucado e  a pele precisa crescer de novo para proteger, ou seja, fazer seu papel e ser uma barreira de proteção. Gente, é fato: quanto mais se tira as cutículas, mais elas crescem. Foi só eu parar que as minhas, hoje, são quase que imperceptíveis. Antes eu tinhas as cutículas muito, mas MUITO grossas e ressecadas. Gosto sempre de dar um exemplo, tão prático e comum: vejam as cutículas de um bebê ou de alguém que nunca mexeu nas cutículas: são fininhas e acompanham o desenho das unhas sem parecerem cicatrizes. Claro que se você sempre teve o hábito de usar muito alicate e tem as cutículas bem grossas, não será amanhã que elas ficarão fininhas – demora um tempo, até a pele regenerar por completo e entender que não precisa mais “crescer” por ali. E é aqui que a hidratação é extremamente importante.


5. As pelinhas somem

Ahhh, essa era outra coisa que eu tinha pavor: as benditas pelinhas! Quem nunca?! Ainda mais agora no inverno que a pele começa a ficar que nem farofa de tão seca! E a vontade de puxar as danadas?! E, claro, às vezes eu puxava e doía demais! As pelinhas também são sinais que a pele está se regenerando e também que esta ressecada. Com a hidratação, isso para de vez. Mas, se alguma ainda insistir em aparecer, não puxe: é só cortar o que já “tá por fora” com um alicatinho e pronto, sem traumas e a pele fica calminha.


6. A manicure fica com cara de “acabei de sair do salão” por mais tempo

Tem coisa mais deprê pra mulher do que a manicure com aparência vencida?! Tirando o fato do esmalte lascar, ficar um vão considerável entre cutículas e unhas, tem o fato das cutículas em si ficarem ressecadas e começarem a crescer, por que né? A pele tá regenerando onde tá machucado, claro. Quando para de tirar as cutículas a manicure dura mais, fato: porque a cutícula não vai ficar crescendo desse jeito e você não precisa cortar nada para ter aquela aparência bonita. Experiência própria: mesmo com um esmalte nas mãos por mais de 5 dias, é só passar hidratantes poderosos ou até óleo de amêndoas, que parece que acabou de esmaltar. Fica muito fofo! Faço muito isso nas unhas dos pés (sim, também não tiro cutículas dos pés) e fica show!!


7. Evita doenças infectocontagiosas

Sempre fui medrosa em usar instrumentos para manicure de terceiros. Sei que tem toda uma lei que obriga o estabelecimento e manicures particulares a esterilizarem seus materiais…mas e se não o fizerem?! Imagine só se você vai ter um “dia de princesa” no salão e sai de lá com alguma doença?! Imagine! Hepatite, micose…nossa. Por isso, se você sempre vai à manicure, faça um kit para você, que só você use. E isso não inclui só o alicate não, viu? Espátula, lixa, palitinho, toalha, base e esmalte também! Agora, imagina tudo isso depois de um “bifinho” arrancado?! Não dá pra brincar, né gente?


8. Ondulações e manchinhas brancas somem

Essa é outra razão bem interessante: eu tinha manchinhas brancas em t-o-d-a-s as unhas! Se isso significasse dinheiro, nossa, tava milionária kkk Sei que pode significar alguma deficiência de vitaminas no organismo, em alguns casos, mas comigo era 100% culpa das cutículas cortadas e traumatizadas. Fora as manchinhas as unhas eram todas estriadas e pareciam folhas de papel, de tão fraquinhas. Foi só começar a tratar as cutículas que pronto: unhas sem nenhuma mancha e lisinhas.


9. Manutenção da manicure fica mais fácil

Confesso que antigamente desistia de trocar de esmalte só de pensar no trabalhão de começar a fazer as unhas: amolecer, cortar etc etc…depois que parei de cortar as cutículas, tudo ficou mais fácil. Para fazer as unhas, demoro, em média de 15 a 20 minutos, no máximo. É só tirar o esmalte velho e passar um novo. Agora vocês acreditam quando falo que troco de esmalte todo dia?! É porque é muito fácil hehehehe


10. As manicures profissionais agradecem!

Já ouvi bastante coisa do tipo: “mas isso acaba com o trabalho das manicures! Imagina, manicure é para tirar as cutículas” Gosto de falar nesse assunto, inclusive nas palestras que dou – voltadas às profissionais manicures – que o fato de elas não tirarem as cutículas não as fazem menos profissionais. Pelo contrário, dão a elas um grande diferencial. Grandes manicures não são “operadoras de alicates” – são especialistas em cores, tendências e estilo. É isso que as manicures devem ser. Elas devem fazer com que as clientes saiam satisfeitas e com novos hábitos que certamente facilitarão tanto a vida da profissional quanto da cliente. Se a cliente ia fazer as unhas toda semana, é só ela parar de tirar as cutículas e começar a hidratá-las, que ela poderá visitar a profissional mais vezes, apenas para trocar de cor – já que esmalte hoje é acessório. A visita será mais rápida e mais contínua durante a semana. Fora que o tempo que uma manicure demoraria para atender uma cliente irá diminuir e ela, assim, poderá atender mais e melhor. Facilidade para ambos os lados =) Pode ficar tranquila: se você chegar com as cutículas em dia, sua manicure irá agradecer!

Gostou? Deixe um comentário contando a sua história!

(FONTE: SIte Unha Bonita / Texto de Daniele Honorato)